O marketing de teste (concessão de cupons e amostras) é definido como uma estratégia utilizada pelas empresas para verificar a viabilidade de seu novo produto ou campanha de marketing antes de seu lançamento no mercado em larga escala.

Ele é usado em todo o mundo dos negócios para descobrir o que os consumidores desejam e precisam no dia a dia. É como um experimento realizado no campo (o mercado de teste) cobrindo lojas reais e situações de compras da vida real.

Isso é realizado sem o conhecimento dos clientes de sua participação em um exercício de avaliação.

Cupons e amostras – Qual é o objetivo do marketing de teste?

Cupons e amostras

O marketing de teste é usado para verificar os vários usos de um produto, a classe ou categoria de usuários e os motivos que levam os usuários ou compradores.

Isso ajuda as organizações a avaliar a natureza das situações gerais de concorrência, as últimas tendências na demanda, etc. Este teste é realizado para conhecer o comportamento do consumidor em termos de:

  • Teste: Se o cliente potencial vai experimentar o produto, pelo menos uma vez.
  • Repita: se o consumidor irá recomprá-lo após o teste.
  • Adoção: se o cliente recebe o produto com positividade e o compra novamente.
  • Frequência: com que frequência o cliente compra o produto. 

Cupons e amostras – 10 maneiras de como as empresas se beneficiam do marketing de teste

Cupons e amostras

Vejamos os benefícios do marketing de teste (concessão de cupons e amostras) em detalhes:

1- Isso dá a um produto a chance de se vender: ótimos produtos se vendem. Ter um ótimo produto pode servir como sua ferramenta de marketing. Com o tempo, os clientes passarão a confiar no produto que estão usando e decidirão mantê-lo. Quando isso acontecer, a empresa terá convertido uma avaliação gratuita em um cliente pagante que adora o produto e voltará para comprar ainda mais.


2- Vantagem competitiva sobre produtos concorrentes semelhantes: Para alguns setores, fornecer uma avaliação gratuita do produto pode não ser considerada a prática padrão. Oferecer o produto, então, mudaria as expectativas dentro da demografia alvo, dando às empresas a chance de expor seu produto aos consumidores interessados. Usar um produto robusto e gratuito ajudará a criar um desejo nas mentes dos clientes. Mas também funciona de outra maneira. Se os consumidores do setor esperam uma avaliação gratuita do produto porque é isso que todo mundo está fazendo, então não oferecer um pode prejudicar a reputação da empresa. Muito disso depende de como a empresa pode apresentar os recursos.


3-  As pessoas podem investir tempo na marca: o dinheiro é mais valioso do que o tempo. Mas, de uma perspectiva de marketing, o tempo com os produtos de teste e a mensagem da marca é mais valioso do que o fluxo de caixa. Quando as pessoas estão usando os produtos e investindo tempo na empresa, estão construindo naturalmente um relacionamento com a marca. Relacionamentos criam lealdade. A fidelidade cria clientes que sempre voltam em busca de produtos excelentes.


4- Feedback crítico é recebido sobre o produto: toda a ideia do marketing de teste é que um teste de produto permite que a marca veja como o produto reagirá em ambientes reais de consumo. Testes e simulações fornecerão apenas uma quantidade limitada de dados. Os consumidores podem ser imprevisíveis, usando o produto de maneiras que as marcas nunca imaginaram. Fazer com que cada avaliador faça upload de fotos, envie relatórios ou compartilhe a maneira como usam seu produto pode levar a marca a recursos de informação que podem permitir que refine ou aprimore o produto ao longo do tempo. Este é um dos benefícios do marketing de teste.


5- Ofereça incentivos: os testes de produtos geram oportunidades para a marca melhorar o negócio se seus clientes estiverem em cima do muro. Quando os clientes experimentam um produto e pensam em comprá-lo, oferecer um desconto ou um incentivo nele pode ajudar a conquistar o cliente. Os descontos por indicação são outra forma de ajudar a fechar um negócio e encontrar novos clientes em potencial que possam estar interessados ​​no que a marca está oferecendo.

Cupons e amostras


6- Isso dá aos consumidores um senso de urgência: um dos benefícios do marketing de teste é quando os consumidores em potencial se deparam com um senso de urgência, eles avaliam rapidamente os prós e os contras de manter o produto. A urgência é importante porque força as decisões. O fim de uma avaliação gratuita cria uma sensação de urgência, enquanto a percepção de falta no produto cria uma sensação de inadequação. Essa combinação normalmente resultará em uma venda se o consumidor sentir que as promessas de valor correspondem à realidade.


7- Ele alinha os interesses do cliente com os valores da empresa: uma vez que uma avaliação do produto é oferecida, ajuda a empresa a definir as expectativas de suas ofertas. As marcas podem se comunicar claramente com cada cliente em potencial, permitindo que saibam o que esperar do produto e como usá-lo da maneira adequada. Ao fazer isso, as marcas podem alinhar os interesses do cliente com os valores da empresa, o que ajuda a reforçar ainda mais os relacionamentos que estão tentando formar com a exposição de seus produtos.


8- As marcas podem ver a seriedade de seus clientes: se um cliente em potencial não tiver interesse no produto, oferecer um teste para ele confirmará que o lead esfriou. As marcas sempre encontrarão pessoas que fazem um teste de produto sem a intenção de comprá-lo. Mas muitas pessoas experimentam produtos quando têm interesse nos resultados. Esse processo permite que as marcas classifiquem melhor os leads, criem acompanhamentos mais fortes e aumentem suas oportunidades de marketing inbound.


9- Os dados fornecidos são de gastos reais do cliente: a replicação da amostra selecionada para teste de marketing ajuda a marca a entender as tendências que podem surgir quando o produto é colocado à venda. Os padrões de compra podem ajudar a marca a ajustar o preço, tamanho, embalagem, etc. do produto. Todas essas decisões para posicionar o produto corretamente são feitas com base em dados capturados dos gastos reais do cliente.


10-Risco de um lançamento em grande escala eliminado: enormes custos podem ser economizados em branding, fabricação e marketing se o produto não passar no teste. As armadilhas encontradas durante o lançamento de teste podem ser corrigidas pela marca. As alterações podem ser feitas com base no feedback e nos dados coletados da amostra de teste. Se houver um defeito ou problema no produto, podem ser feitos recalls imediatos a partir do teste. Lembrar o produto do público de teste é muito melhor do que lançar um produto para todo o mercado e depois lembrá-lo ou entender o que há de errado com o produto. Isso também salva a reputação da marca, além de economizar dinheiro.