Está querendo saber se realmente funciona a ingestão de fórmulas suplementares? Confira maiores detalhes no nosso conteúdo de hoje!

Quando você pega aquele frasco de vitamina C ou pílulas de óleo de peixe, você pode se perguntar se eles vão funcionar bem e se são seguros, não é mesmo? A primeira coisa a se perguntar é se você precisa deles em primeiro lugar.

Mais da metade de todos os brasileiros tomam um ou mais suplementos dietéticos diariamente ou ocasionalmente, pois funciona mesmo e é necessário para nosso corpo.

Os suplementos estão disponíveis sem receita médica e geralmente vêm em comprimidos, pó ou líquido.

Qual é o suplemento que mais funciona?

Funciona

Os suplementos comuns incluem vitaminas, minerais e produtos à base de plantas, também conhecidos como botânicos.

As pessoas tomam esses suplementos para garantir que recebem nutrientes essenciais suficientes e para manter ou melhorar sua saúde. Mas nem todo mundo precisa tomar suplementos.

“É possível obter todos os nutrientes de que você precisa comendo uma variedade de alimentos saudáveis, então você não precisa comer nenhum”, diz Carol Haggans, uma nutricionista registrada e consultora do NIH. “Mas os suplementos podem ser úteis para preencher lacunas em sua dieta.”

Alguns suplementos podem ter efeitos colaterais, especialmente se tomados antes da cirurgia ou com outros medicamentos.

Os suplementos também podem causar problemas se você tiver certas condições de saúde. E os efeitos de muitos suplementos não foram testados em crianças, mulheres grávidas e outros grupos. Portanto, converse com seu médico se você estiver pensando em tomar suplementos dietéticos.

“Você deve discutir com seu médico quais suplementos você está tomando para que seu tratamento possa ser integrado e gerenciado”, aconselha o Dr. Craig Hopp, um especialista em pesquisa botânica do NIH.

Os suplementos dietéticos são regulamentados pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA como alimentos, não como drogas. O rótulo pode reivindicar certos benefícios para a saúde.

Mas, ao contrário dos medicamentos, os suplementos não podem pretender curar, tratar ou prevenir uma doença. “Há poucas evidências de que qualquer suplemento possa reverter o curso de qualquer doença crônica”, diz Hopp. “Não tome suplementos com essa expectativa.”

Existem evidências para o consumo de suplementos?

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As evidências sugerem que alguns suplementos podem melhorar a saúde de maneiras diferentes. Os suplementos nutricionais mais populares são multivitaminas, cálcio e vitaminas B, C e D. O cálcio apoia a saúde óssea e a vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio.

As vitaminas C e E são antioxidantes – moléculas que previnem danos às células e ajudam a manter a saúde. As mulheres precisam de ferro durante a gravidez e os bebês amamentados precisam de vitamina D.

O ácido fólico – 400 microgramas por dia, seja de suplementos ou alimentos fortificados – é importante para todas as mulheres em idade reprodutiva. A vitamina B12 mantém os nervos e as células sanguíneas saudáveis.

“A vitamina B12 vem principalmente de carnes, peixes e laticínios, então os veganos podem considerar tomar um suplemento para ter certeza de obter o suficiente”, diz Haggans. A pesquisa sugere que o óleo de peixe pode promover a saúde do coração.

Dos suplementos não derivados de vitaminas e minerais, diz Hopp, “o óleo de peixe provavelmente tem a maior evidência científica para apoiar seu uso”. Os efeitos na saúde de alguns outros suplementos comuns precisam de mais estudos.

Isso inclui glucosamina (para dores nas articulações) e suplementos de ervas, como equinácea (saúde imunológica) e óleo de linhaça (digestão). Muitos suplementos têm efeitos leves com poucos riscos. Mas tenha cuidado. A vitamina K, por exemplo, reduz a capacidade de trabalho dos anticoagulantes.

O Ginkgo pode aumentar a diluição do sangue. A erva de São João é às vezes usada para aliviar a depressão, ansiedade ou dores nos nervos, mas também pode acelerar a quebra de muitos medicamentos – como antidepressivos e pílulas anticoncepcionais – e torná-los menos eficazes.

Só porque um suplemento é promovido como “natural” não significa necessariamente que seja seguro. As ervas de confrei e kava, por exemplo, podem danificar seriamente o fígado. “É importante saber a composição química, como é preparada e como funciona no corpo – especialmente para ervas, mas também para nutrientes”, diz Haggans.

Funciona

“Converse com um profissional de saúde para obter conselhos sobre se você precisa de um suplemento em primeiro lugar, a dose e as possíveis interações com o medicamento que você já está tomando.”

Para vitaminas e minerais, verifique a% do valor diário (DV) para cada nutriente para ter certeza de que você não está ingerindo muito. “É importante considerar o DV e o limite superior”, diz Haggans.

Muitos suplementos podem ser prejudiciais. Os cientistas ainda têm muito a aprender, mesmo sobre vitaminas comuns. Um estudo recente encontrou evidências inesperadas sobre a vitamina E.

Pesquisas anteriores sugeriram que homens que tomaram suplementos de vitamina E podem ter um risco menor de desenvolver câncer de próstata.

“Mas, para nossa surpresa, um grande ensaio clínico financiado pelo NIH com mais de 29.000 homens descobriu que tomar suplementos de vitamina E na verdade aumentava – e não reduzia – o risco dessa doença”, diz o Dr. Paul M. Coates, diretor do NIH’s Escritório de suplementos dietéticos. É por isso que é importante realizar estudos clínicos de suplementos para confirmar seus efeitos.