Avaliações de produtos (resenha) são indiscutivelmente a maneira mais útil de eliminar as preocupações dos compradores em relação a um produto. A maioria das pessoas é influenciada por análises de produtos em sua compra.

Não importa se você é uma marca popular ou apenas um iniciante, as análises de produtos desempenham um papel crucial em seu negócio de comércio eletrônico no que diz respeito à credibilidade. A credibilidade é um dos elementos-chave que determinam o sucesso de sua marca no longo prazo.

Os comerciantes muitas vezes ignoram a importância das análises dos produtos. O foco principal continua sendo o design do site e a otimização da página de checkout, mas nada realmente importa se você não estiver recebendo boas críticas sobre seus produtos.

A importância das avaliações de produtos pode ser compreendida pelo fato de que 90% dos consumidores leem as avaliações online antes de fazer uma compra e 72% dos consumidores serão instigados a agir após ler as avaliações positivas. (Estatísticas coletadas do Invesp).

O que é resenha de produto?

Avaliações de produtos (resenha) são as opiniões ou feedbacks de clientes para um produto específico. Muitas empresas online colocam uma seção de comentários em seus sites para permitir que os clientes avaliem e comentem o produto que compraram.

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Uma avaliação do produto ajuda outros usuários a ter uma ideia clara do produto antes de comprá-lo. Eles podem ler as avaliações e deixar sua mente clara e decidir se vale a pena comprar o produto ou não.

Se você não adicionou uma seção de análise de produto em seu site de comércio eletrônico, apenas por temer análises negativas, está perdendo um grande número de clientes em potencial.

Importância de uma resenha de produto

Neste artigo, apresentaremos as 6 razões pelas quais as análises de produtos são importantes para o seu negócio de comércio eletrônico. Vamos dar uma olhada.

  1. As resenhas de produtos geram confiança

Quando um usuário acessa seu site com a intenção de fazer uma compra, a primeira coisa que ele procura são os comentários.

Um produto com boas críticas certamente ajudaria o cliente em potencial em sua decisão de compra. Eles provavelmente confiariam em seus produtos e também em sua marca.

A Amazon, por exemplo, costuma exibir as classificações médias de produtos com base nos feedbacks dos clientes, bem no topo da página do produto e, na parte inferior, os comentários dos clientes.

Sempre que um cliente em potencial visita a página do produto, é imediatamente exibido as avaliações do produto junto com o número de pessoas que classificaram esse produto.

  1. A resenha fornece melhores insights sobre o produto

Ouvir a experiência de compra anterior das pessoas ajuda os clientes em potencial a identificar se o produto correspondeu às expectativas do cliente anteriormente ou não.

Quero dizer, as marcas obviamente tentarão destacar cada característica do produto da melhor maneira possível, mas são os clientes que darão feedback honesto sobre o produto.

Quando um cliente deixa um comentário sobre o produto, ele está ajudando os outros a entender o que podem esperar do produto, como está seu desempenho, quais são suas falhas, quais são seus prós e muito mais.

  1. Avaliações do produto permitem que você retifique os problemas com o produto

Se a maioria dos clientes está apontando o mesmo problema no produto, é sua responsabilidade retificar o defeito para que o problema seja resolvido. Sim, existe a possibilidade de um item danificado ou com defeito chegar ao cliente, mas isso acontece apenas com alguns clientes.

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Se o problema for grave, você precisará investigá-lo e corrigi-lo o mais rápido possível. Resumindo, as avaliações dos clientes ajudam a encontrar as lacunas do produto e oferecem a oportunidade de improvisar nessas áreas.

  1. Avaliações de produtos funcionam como prova social

Um dos principais benefícios das análises de produtos é que elas podem fazer maravilhas para a sua marca. Você costuma ver marcas destacando o que seus clientes têm a dizer sobre seus produtos ou serviços.

Isso é o que chamamos de depoimentos e eles têm um impacto significativo na compra de um cliente em potencial.

Exiba depoimentos em suas páginas de mídia social e na página inicial de seu site. É uma das melhores formas de promover a sua marca que pode atrair um grande número de potenciais clientes para o seu site e também deixar uma excelente impressão quando um visitante chega ao seu site.

  1. Avaliações de produtos aumentam as conversões

Se você atender às expectativas do cliente, as análises do produto desempenharão um papel importante em suas conversões. As pessoas fariam abertamente o marketing por você, deixando comentários positivos. E mesmo uma única avaliação positiva pode levar a um aumento na taxa de conversão.

Sim, haverá algumas avaliações negativas também, mas até o momento em que eles tiverem uma contagem baixa, você não precisa se preocupar muito. Cada cliente não pode ficar satisfeito.

Se o produto tiver a qualidade e as pessoas fizerem comentários positivos sobre ele, mais e mais pessoas serão incentivadas a comprar esse produto.

  1. Avaliações de produtos reduzem as possibilidades de devoluções

Se você não exibir avaliações de produtos, como os compradores online decidirão a qualidade do produto? Eles não estariam confiantes o suficiente para fazer uma compra. Além disso, eles terão dúvidas quanto à qualidade do produto.

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Vamos entender dessa forma. Você tem um produto, mas não fornece comentários de clientes. Agora, os usuários só podem esperar que o produto não apresente defeito ou seja de baixa qualidade.

É muito possível que eles recebam um produto genuíno, mas se não o fizerem, eles não terão escolha a não ser fazer um pedido de devolução.

Agora vamos descobrir como isso poderia ter sido resolvido com análises de produtos. Um produto com boas avaliações e avaliações provavelmente teria menos devoluções, simplesmente porque a maioria dos clientes está satisfeita com ele.

Enquanto, por outro lado, se as avaliações negativas forem dominantes, isso significa simplesmente que a maioria das pessoas enfrentou algum tipo de problema com isso. E, portanto, as pessoas nem mesmo iriam para a compra, em primeiro lugar.